July 18, 2024

Fações de Caçadores na Campanha Desdouro

Cenário para campanha de RPG: Chronicles of Darkness: João Pessoa 2019 : Os Caçadores

Aqui começa a apresentação de elementos de cenário da campanha de RPG que se passa em João Pessoa, Paraíba. A campanha se inicia em 2019. Ela é uma campanha assincrônica. Isso me permite criar um universo sandbox e no qual há participantes online e presenciais, além de dar a liberdade de marcar com jogadores, horários diferenciados. 

Cada parte dessa série vai tratar de algum componente importante do cenário ou como é o caso de hoje, de um dos tipos de personagens da campanha e sua organização na cidade.  

Os Caçadores, em João Pessoa, são o grupo mais numeroso. A despeito da alta taxa de mortalidade, muitos humanos acabam se deparando com seres sobrenaturais e sentem a necessidade de fazer algo a respeito, seja por vingança, senso de justiça ou autopreservação. O que permite tanto que jogadores que pretendem jogar com eles possam rapidamente entrar para uma das facções, assim como serve de base de antagonistas para os jogadores que queiram jogar com seres sobrenaturais. É também um indicador de que, a despeito de João Pessoa parecer uma cidade pacata, o mundo sobrenatural é abundante em ameaças.  

Optei por manter alguns grupos de Caçadores originais dos livros, mas outros foram substituídos por grupos mais orgânicos diante do cenário. Daquelas que estão em Hunter the Vigil 2nd Ed, as facções Network Zero, Cheiron Group, Ascending Ones e Malleus Maleficarum, possuem células de caçadores na cidade, mas o resto do material é original, ou de certa maneira, bastante modificado para o cenário. É importante também lembrar que os Compactos tem influência local/regional e as Conspirações tem alcance global e oferecem mais poder do que um compacto: em qualquer caso, ao pertencer a um dos grupos é dado uma especilização de graça, mas nos Compactos se ganha um Dote (a liberdade de comprar um mérito especial) não sobrenatural e no caso de Conspirações,  

Os grupos criados para a campanha foram: 

Compactos: 

Cruzados - Formados por caçadores do espectro de uma ultra direita política e com laços com as Igrejas Neopentecostais. Sua presença substitui o grupo The Long Night do grupo de Hunter, The Vigil, mantendo um grupo com forte laço religioso. É um grupo em que não será permito como escolha dos jogadores, mas outra opção de "Caçador com laço religoso" é mantido através do Malleus Maleficarum. 

Divisão Jaguatirica - Divisão das Forças Armadas do Brasil, especializada em vigiar e caçar seres sobrenaturais. Brutalidade e ilegalidade marcam a condução de muitas das suas ações, que frequentemente rapta, tortura e vigia civis sem autorização, para cumprir sua função com zelo criminoso - suas raízes na ditadura militar são evidentes. Serve como opção similar ao compacto Nine Stars.  

Os Filhos da Luz - Uma união entre cabalistas e espíritas, criou um grupo que utiliza de mediunidade e magia hebraica para combater monstros. A despeito de sua origem, não mantém um estreito laço com a comunidade judaica, mas carrega o conhecimento mítico que consideram relevantes para suas ações. Esse compacto substitui o Null Mysteriis e o Council of Bones. 

O Coletivo - Um grupo que também teve origem na ditadura militar, mas entre os grupos de resistência que percebeu que além de forças estrangeiras, o golpe era também sustentado por adversários sobrenaturais. Eles compreendem a luta contra os monstros, como parte da luta de classes, mas em outro espectro. É um compacto que toma o lugar do The Union. 

Naurú ou Guardiões da Mata - É um grupo local de caçadores que remonta grupos de caçadores de monstros dos Tabajaras, povo indígena que ocupava a região. Nem todos seus membros na atualidade são Tabajara, mas há contato com os povos Tabajaras que ainda habitam a Paraíba, que lhes garante manter o conhecimento dos antigos bravos guerreiros que enfrentaram toda a sorte de monstros que habitam as florestas. Assim como os outros, é uma opção orgânica a um compacto do livro, nesse caso, o SWORN. 

Conspirações:

49 Sábios - Uma ordem mística que mantém um número restrito de membros, baseada em sabedoria, compaixão e caridade - e em usar elementos de seres sobrenaturais para criar artefatos que os ajudem a proteger as pessoas de monstros. Esse compacto substitui como opção os Loyalists of Thule. 

A Guilda - Um grupo que acredita que os caçadores são Isekai: pessoas trazidas de outros mundos, idênticos a esse, mas aqui seres sobrenaturais são reais. A Guilda mantém um sofisticado sistema de monitoramento sobrenatural que os alerta de possíveis novos recrutas. Seu objetivo final é a destruição do Demônio Rei que, eles acreditam, comandam os seres sobrenaturais em segredo.

A seguir, uma descrição completa dos vários grupos: 

Compactos:
Cruzados

Conspirações:
Os 49 Sábios 

Os Compactos da nossa campanha:

Os Cruzados (aproximadamente 30 em João Pessoa) 

 Os Cruzados são um grupo de caçadores militantes, fanáticos e nacionalistas que acreditam que o Brasil está sob ataque por uma conspiração demoníaca que busca destruir seus valores cristãos, cultura e soberania. Eles se veem como os escolhidos que foram chamados por Deus para travar uma guerra santa contra as forças do mal, usando qualquer meio necessário. Eles são inspirados pelos ensinamentos e práticas de algumas das igrejas neo-pentecostais mais influentes e controversas do Brasil. Eles surgiram no final do século XX, quando o neo-pentecostalismo emergiu como um poderoso movimento religioso no Brasil, atraindo milhões de seguidores com suas promessas de prosperidade, cura e milagres. O neo-pentecostalismo também introduziu uma nova teologia da guerra espiritual, que enfatizou a existência e a atividade de Satanás e seus servos no mundo, e a necessidade de os cristãos enfrentá-los através da oração, exorcismo e libertação. O neo-pentecostalismo também desenvolveu uma forte agenda política, que pretendia influenciar e transformar a sociedade de acordo com sua visão conservadora e moralista. Os líderes e seguidores neo-pentecostais se envolveram em várias esferas da vida pública, como mídia, educação, negócios e especialmente política. Os cruzados emergiram como uma facção radical dentro do movimento neo-pentecostal, que levou sua doutrina de guerra espiritual a um novo nível. Os cruzados não apenas acreditavam que os demônios estavam por trás de todas as formas de mal e sofrimento no mundo, mas também que haviam se infiltrado e corrompido várias instituições e grupos que se opunham ou ameaçaram seus interesses religiosos e nacionais. Os cruzados identificaram seus inimigos como comunistas, socialistas, feministas, ativistas LGBTQ+, ambientalistas, povos indígenas, religiões afro-brasileiras, católicos, muçulmanos, judeus, maçons, illuminati e, claro, vampiros, lobisomens, magos, fantasmas e quaisquer outras variedades de seres sobrenaturais. Os cruzados consideraram esses inimigos como agentes do anticristo, que estavam se preparando para o fim dos tempos e a batalha final entre o bem e o mal. Os cruzados têm um relacionamento complicado com outros grupos de caçadores. Por um lado, eles compartilham um objetivo comum de proteger a humanidade da ameaça sobrenatural. Por outro lado, eles também são hostis e desconfiados de outros caçadores que não compartilham suas crenças religiosas ou visões políticas. Eles são especialmente agressivos aos caçadores que pertencem ou defendem qualquer um dos grupos ou causas que consideram inimigos. Inimigos: É difícil de definir o que não é um inimigo para esse grupo de caçadores fanáticos, que muitas vezes ataca até mesmo membros de suas igrejas se acreditarem que estão sob controle de seres sobrenaturais e/ou influência de grupos ideológicos progressistas - que, de acordo com eles, estão sob domínio infernal. Caçadores: Membros da Igreja que tiveram dificuldade em entender os valores cristão e assimilaram quase que apenas o caráter belicoso dos discursos fundamentalistas que conectam o mal aos elementos progressistas da sociedade, junto a isso, contatos com o sobrenatural, como testemunhas ou vítimas, solidificaram a visão - e suposta necessidade - de tornar-se um campeão de Jesus contra o mal na Terra.

Doutrinas: O Compacto se divide em 3 grupos: Os Missionários, Os Legionários e Os Anjos. Os Missionários procuram por novos membros para o grupo, tanto em igrejas como em grupos diversos que espelham sua ideologia, já que há uma forte noção de que mesmo aqueles que não são de igrejas cristãs, vão achar seu caminho após confrontados com o mal. Os Legionários são o braço armado do grupo, agindo diretamente contra seres sobrenaturais e pessoas que assumem que estão sob controle infernal - suas ações colocaram o grupo sob a vigilância da Polícia Federal (e da Divisão Jaguatirica), já que que suas ações vão de campanhas difamatórias ao assassinato. Os Anjos são os investigadores do Compacto, eles vigiam, investigam e acusam, agindo em conjunto com os Legionários.

Specialidades:
Os Missionários - Sociabilidade (Pós-Verdade)
Os Legionários - Armas de Fogo (Pistola)
Os Anjos - Investigação (Vigilância Ilegal) 

Dote: Fasces (1 a 5)
Esse mérito dá ao Cruzado uma quantidade de dados reserva por uma cena a cada 24 horas, em que ele pode usar esses dados em ações ofensivas contra alguém que esteja ameaçando alguém do seu grupo de Cruzados que também esteja presente. A despeito do nível, o número de dados reservados é limitado ao número de Cruzados que estejam presentes na cena.



Divisão Jaguatirica (Aproximadamente 50 em João Pessoa)
A Divisão Jaguatirica é uma conspiração de caçadores que fazem parte da inteligência militar brasileira. O seu lema é “Vigilância e Coragem”. Sua missão é investigar e combater as ameaças sobrenaturais que colocam em risco a segurança nacional e a soberania do Brasil. Eles estão autorizados a usar força letal e tecnologia avançada para atingir seus objetivos. A conspiração foi fundada em 1964, após o golpe militar que derrubou o presidente João Goulart. O novo regime estava preocupado com a possível infiltração de agentes comunistas e elementos subversivos no país, e suspeitava que alguns deles estivessem a usar poderes e práticas ocultas para minar o governo. Uma unidade secreta foi criada dentro do Serviço Nacional de Inteligência (SNI) para lidar com esses inimigos, sendo posteriormente ampliada para abranger outros tipos de fenômenos e seres sobrenaturais. A Divisão Jaguatirica opera sob a supervisão direta do Ministério da Defesa e tem acesso aos seus recursos e instalações. Eles têm agentes em todos os ramos das forças armadas, bem como na polícia, no judiciário e no serviço público. Também têm contactos e aliados noutros países, especialmente na América Latina, onde cooperam com organizações semelhantes. Estão cientes da existência de outros grupos de caçadores, mas tendem a desconfiar deles e a evitar o contato direto - e se o fazem, é apenas em situações de absoluta urgência. 

Inimigos
 A Divisão Jaguatirica já conseguiu informações sobre dezenas de seres sobrenaturais em sua História. Sua atenção, porém, se volta em especial para entidades que claramente ameacem a segurança do país e sua infraestrutura. Em momentos em que a direção da divisão foi posicionada e utilizada para ações mais diretas e de extermínio, o desastre foi o resultado mais comum e a administração atual tem uma política de observação e ação direta apenas quando vidas e patrimônio estão em ameaça eminente.

Caçadores
Os caçadores da divisão são militares que se distinguem do contingente padrão das Forças Armadas. São veteranos ou militares que logo veem ação quando entram para o grupo. Apesar de manter uma posição de não enfrentamento eminente, raramente os caçadores passam muito tempo sem que tenham de enfrentar espíritos, vampiros, lobisomens, ou toda a ordem de criaturas monstruosas que habitam, transitam ou que perdem controle sobre si, em uma região que esteja sob sua vigilância. 

Doutrinas:
As Jaguares são aqueles que se concentram em caçar e eliminar os inimigos sobrenaturais do Brasil, utilizando todos os meios necessários. São soldados e sub-oficiais, com treinamento especial. capazes de serem utilizados em qualquer tipo de ambiente, mas o treino tático para enfrentamento urbano é algo que os distingue de boa parte do treinamento militar mais comum, muitas vezes recebendo treinamento também com PMs e agentes de força de inteligência que tenham ações técticas dentro de suas especialidades. Seus membros são dedicados as ações de combate e não fraquejam quando confrontados com violência, mas estão longe de serem bucha de canhão, pois estão cientes do risco e da necessidade de uso de astúcia e inteligência para enfrentar os monstros.

As Harpias são aquelas que se concentram em estudar e compreender os fenômenos e seres sobrenaturais que afetam o Brasil, utilizando métodos científicos e tecnologia. São pesquisadores, analistas, engenheiros e hackers que usam seus conhecimentos e dispositivos para monitorar, rastrear, identificar e manipular o sobrenatural. Muitas vezes são curiosos e inovadores, mas também cautelosos e pragmáticos. 

As Cascavéis são especializados na Black Ops dentro dessa unidade de Black Ops. Realizam desde de ações de infiltração que usam para integração e cooperação com os aliados sobrenaturais do Brasil, quando possível, até métodos de assassinato e interrogadores contra os monstros. Uma cascavel tende a não aplicar qualquer critério de moral ou ética quando se trata dos monstros - para eles, é muito claro que não são gente e não devem ser tratados como tal.

Specialidades:
Jaguares - Armas de Fogo (Armas do Exército)
Harpias - Conhecimento Acadêmico (Seres Sobrenaturais)
Cascavéis - Subterfúgio (Falsa Identidade)

Dote
:
A divisão desenvolveu uma série de equipamentos e cada um deles pode ser requisitado pelos membros da Divisão Jaguatirica ao gastar os pontos de mérito entre parêntesis. 

Reforço Hipnótico (3)
Um fone de ouvido especial que opera em uma frequência de onda que o soldado não pode ouvir, mas que lhe concede +1 de Determinação para resistir ações sobrenaturais que tentem lhe controlar. 

Detector Sobrenatural (4)
Embutido em um relógio tático, há um detector que pode identificar flutuações radicais no nível de essência imediato. Se em um raio de 10 metros, algum ser sobrenatural usar essência, o detector informa, mas não é sofisticado o suficiente para indicar a localização dessa mudança. 

Medidor de Barreira (3)
O aparelho parece com um tablet, mas tem como única funcionalidade medir o nível de barreira de um local, em um raio aproximado de 5 metros. 

Garras do Jaguar (3)
Um par de Facas de Combate, uma de prata e outra de ferro, com uma estrutura em paralelo de carbono, para que possam resistir a toda uma luta em vez de apenas alguns golpes.

Olhos da Harpia (4) 
Visor que identifica se perfeitamente calibrado (Inteligência + Conhecimento Acadêmico - 3) se o local ou objeto teve contato recente, mas não imediato, com uma criatura sobrenatural (a mais de 1 uma hora e até no máximo 16 horas atrás). 

Chocalho da Cascavel (2)
É uma peça de uso único, um talismã, que quando quebrado (é feito de madeira), "alerta" seres sobrenaturais na área que a pessoa que o destruiu, tem uma natureza sobrenatural. A reação dos monstros em relação a isso é imprevisível, mas já salvou a vida de membros do grupo algumas vezes. 


Os Guardiões da Mata

Os Guardiões da Mata são um Compact formado por caçadores de diversas origens étnicas e culturais, que têm em comum o respeito e a admiração pelos Potiguaras, um povo indígena que vive no Nordeste do Brasil e que conhece os mistérios do sobrenatural. Eles se inspiram na sabedoria, na coragem e na fé dos Potiguaras, e buscam aprender com eles os segredos da caça aos monstros.

Os Guardiões da Mata se consideram aliados e amigos dos Potiguaras, mas não se intrometem em seus assuntos internos nem tentam se apropriar de sua identidade. Eles reconhecem que os Potiguaras são os legítimos donos da terra e os mestres da caça, e que eles são apenas convidados e aprendizes. 

Os Guardiões da Mata têm como objetivo principal apoiar os Potiguaras na proteção de seu território e de sua cultura dos monstros, mas também contribuir para a preservação da natureza e dos direitos humanos em outras regiões do Brasil e do mundo. Eles usam seus recursos, suas habilidades e suas conexões para auxiliar os Tabajaras em suas missões, mas também para enfrentar os monstros em seus próprios contextos

Os Guardiões da Mata têm como base a cidade de João Pessoa, na Paraíba, onde eles atuam como um núcleo ambientalista que olha pela proteção do meio ambiente local. Eles se preocupam com as questões ecológicas, sociais e culturais que afetam a cidade e seus arredores, como o desmatamento, a poluição, a violência, a pobreza e a perda de identidade. Eles denunciam e combatem as ações dos monstros que prejudicam a natureza e as pessoas, como vampiros, lobisomens, magos, fadas, demônios e outros.

Inimigos
Há uma certa diversidade entre os inimigos dos Guardiões da Mata e algumas alianças em Comum. Eles tem uma espécie de trégua com grupos de lobisomens na região, e até auxiliam, de forma indireta na caça de espíritos malignos ou outros monstros que habitem as matas, graças a membros do grupo de origem Potiguara, pois tanto os guardiões, quanto grupos de Uratha, compartilham desse elo étinico. Além de espíritos e monstros, a luta ambientalista tornou o grupo público, mesmo que não a sua face de caçadores de monstros, os Guardiões da Mata são um grupo conhecido em João Pessoa pela sua luta pela preservação ambiental e luta contra interesses políticos e empresariais que ameacem a natureza.  

Caçadores
São um grupo bastante diverso, mas certamente o caráter étinico tem substâncial importância na composição do grupo. Pelo menos 40% dos membros são de origem Potiguara. Suas atividades além do grupo são diversas, mas muitos são recrutados como parte de um grupo que luta pela ecologia e direitos humanos e lentamente são introduzidos a guerra sobrenatural que está por trás de muito que o grupo faz. 

Doutrinas

Os Aliados: Os aliados são um grupo bastante heterogêneo dos Guardiões da Mata. Mesmo sendo também caçadores, eles tem uma maior variedade de habilidades e atuações, indo desde de peritos legais e biólogos, até professores e artistas. Grande parte da fachada social do grupo depende dos Aliados, assim como o recrutamento de novos membros. 

Os Guerreiros: Boa parte dos Potiguaras do grupo estão nessa doutrina. Eles dependem do resto do grupo e são defensores do grupo e caçadores de monstros em tempo integral, o que é incomum na maior parte dos Compactos. Os Guerreiros utilizam desde armas e métodos modernos até armas primevas, além de efetivamente fazer uso de costumes e conhecimento da mata para auxiliar na caça, mesmo quando essa está na borda do perímetro urbano. 


Specialidades:
Aliados - Persuasão (Recrutamento)
Guerreiros - Sobrevivência (Mata)

Dote:
Sabedoria Sobrevivência (3 a 5): Os Guardiões da Mata podem acessar um acervo de lendas, rituais, ervas e símbolos que lhes permitem identificar, rastrear e combater os monstros. Eles podem usar esse conhecimento para obter informações que concedem um bônus relacionadas a informação sobre o sobrenatural em sua região. Esse dote funciona como um mérito de 1 a 3 pontos, que determina o nível de acesso e profundidade do conhecimento. Cada ponto permite escolher uma área de especialização, como vampiros, lobisomens, magos, fadas ou demônios. Ao realizar o ritual, ou fazer uso do item, de acordo com a criatura sobrenatural, o jogador pode fazer uma pergunta ao mestre de jogo sobre a criatura, seja se ela está presente, e onde, em um raio de ação determinado pelo grau do mérito (10m/30m/50m). 

Armas Tabajara (4 a 5): Os Guardiões da Mata usam armas feitas por eles mesmos ou pelos Tabajaras, como arcos, flechas, lanças, machados e zarabatanas, que são eficazes contra os monstros. Eles podem usar essas armas para causar dano adicional ou ignorar a resistência dos monstros. Esse dote funciona como um mérito de 4 ou 5 pontos, que determina a qualidade das arma disponível. Cada ponto permite escolher uma arma específica, que dá +1 de dano no caso do mérito de 4 pontos ou +2 no caso do mérito de 5 pontos. 

takuapu (4): Os Guardiões da Mata utilizam um takuapu, instrumento musical típico dos tupis para se defender de espíritos e outras ameaças sobrenaturais. Enquanto um dos membros do grupo utiliza o instrumento, outros têm bônus (+1) para resistir a influência ou atacar espíritos no local.

Face de Araci (2): Os Guardiões da Mata, com frequência, utilizam pinturas em seu rosto e corpo que os identifica com Luna, o espírito da Lua que criou os Uratha, e que é chamado de Jaci ou Araci pelos Tupi, essa pintura, realizada de forma ritualística, e em ou por um membro dos povos originários, permite que os caçadores fiquem imunes a Loucura da Lua e lhes dá um bônus social de +3 em relação aos Uratha. 


Os 49 Sábios

Os 49 Sábios são uma conspiração de caçadores que afirmam ser seguidores de Artaban, o quarto homem sábio que seguiu a estrela de Belém para encontrar o Messias, mas foi atrasado por seus atos de compaixão e caridade ao longo do caminho. Segundo a lenda, Artaban não estava sozinho em sua jornada, mas foi acompanhado por outros 48 sábios que também venderam seus bens e trouxeram presentes para o Rei dos Reis. No entanto, eles estavam separados por vários obstáculos e perigos, e cada um teve que escolher entre prosseguir a sua missão ou ajudar os necessitados. Alguns deles desistiram de seus dons para salvar vidas, alguns deles se sacrificaram para proteger outros e alguns deles se perderam e foram corrompidos pelo mal. Somente Artaban conseguiu chegar a Jerusalém no dia da crucificação, onde deu sua última pérola para libertar uma escrava da venda. Enquanto estava morrendo, ele ouviu uma voz dizendo: “Em verdade te digo: quando o fizeste a um destes o bem, a mim o fizeste”.

Os 49 Reis Sábios acreditam que são chamados a seguir o exemplo de Artaban e dos seus companheiros e a procurar a presença oculta de Deus no mundo. Eles caçam o sobrenatural não apenas para proteger a humanidade, mas também para encontrar sinais de graça e redenção entre os monstros. Eles acreditam que cada criatura tem uma centelha de divindade dentro de si, e que algumas delas podem ser salvas ou iluminadas pelas ações dos caçadores. Eles também acreditam que têm uma conexão especial com o divino e que podem receber orientação e bênçãos de Deus por meio da oração e da meditação.

A conspiração está dividida em três facções, cada uma representando um aspecto diferente do legado de Artaban:

Os Buscadores são aqueles que se concentram em encontrar e seguir a estrela de Belém, que acreditam ser um símbolo da vontade e do plano de Deus para o mundo. São estudiosos, astrólogos, místicos e visionários que estudam os sinais e profecias de várias religiões e culturas. Eles usam o seu conhecimento e intuição para rastrear fenômenos e eventos sobrenaturais que possam revelar o propósito ou a intervenção de Deus. Muitas vezes são curiosos e aventureiros, mas também propensos à obsessão e ao fanatismo.

Os Doadores são aqueles que se concentram em dar e compartilhar seus presentes com os necessitados, como Artaban fez com suas joias preciosas. São curandeiros, filantropos, ativistas e mártires que usam os seus recursos e capacidades para ajudar os outros, especialmente os pobres, os oprimidos e os que sofrem. Eles usam a sua generosidade e compaixão para lutar contra a injustiça e o mal e para inspirar esperança e fé nos outros. Muitas vezes são gentis e altruístas, mas também ingênuos e imprudentes.

Os Redentores são aqueles que se concentram em salvar e iluminar aqueles que estão perdidos ou corrompidos pelas trevas, como Artaban fez com a escrava. São exorcistas, conselheiros, professores e missionários que usam as suas palavras e acções para confrontar e desafiar os seres sobrenaturais que atacam a humanidade. Eles usam a sua coragem e sabedoria para lhes oferecer uma oportunidade de arrependimento ou redenção, ou para destruí-los se recusarem. Muitas vezes são corajosos e justos, mas também arrogantes e críticos.

Specialidades:

Dote:
Os dotes dos 49 Reis Sábios são baseadas em seus presentes para o Messias: safiras, rubis, pérolas, ouro, incenso e mirra. 

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